top of page

Fotografia escolar: para os pais ou para as crianças?


Eduardo Escolar 1991

Quem aí se lembra de tirar aquela foto posada com a turma na escola? E daquela tradicional posada na mesa com um globo do lado? Estou falando de uma época em que máquinas fotográficas não eram comuns e que as escolas contratavam fotógrafos para registrarem um tradicional momento. Eu ainda me lembro da foto que fiz assim quando era um pouco mais velho que meus pequenos hoje - tinha 9 anos - e fico nostálgico quando vejo a foto impressa - já amarelada - no meu álbum de criança.

E a minha foto está amarelada mesmo. Essa foto aí no lado sou eu no alto dos meus 9 anos.

A escola é um tempo muito mágico, onde aprendemos tanto, fazemos tantas amizades e formamos lembranças que trazemos até a vida de adulto. Por isso, achei muito bacana quando a escola Cubo Mágico me chamou com a ideia de fazer as tradicionais fotos de turma e individuais de seus alunos. E não tem como não se encantar com o nível de fofura, já que estamos falando de uma escola de educação infantil.

Tem quem pense que essa é uma foto cara hoje em dia - cada uma custou R$10. Mas eu pergunto: quanto vai valer essa foto daqui a uns 27 anos ou mais? Falando nisso, uma curiosidade: sabe quanto meus pais pagaram por essa foto aí? Setecentos Cruzados Novos - NCz$700,00. E sabe quanto valeria isso hoje em dia? R$13,59 (fonte), ou seja, acho que estou cobrando muito barato! rsrs

NCz$700

Apesar de serem fotos posadas, nem todas as crianças saíram sorrindo, algumas saíram fazendo careta, outras sérias (como eu na minha foto rsrs), outras meio envergonhadas, outras fazendo graça, o que eu como fotógrafo documental achei o máximo e, não parava de clicar nesses momentos.

Tenho certeza de que os pais dos pequenos vão babar (cá estou eu falando como pai também hehe), mas espero que, mais do que isso, seja um registro para que os pequenos se lembrem sempre de seus amigos dessa época. E, se forem pequenos demais para se lembrar ainda, que a foto - que será entregue apenas impressa seguindo a linha tradicional - eternize o momento para quando eles forem maiores.

Porque fotografia é isso: a arte de eternizar um momento.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page